terça-feira, novembro 02, 2004

America is not the World

Bem a proposito, sendo hoje o dia em que os cidadaos norte-americanos elegem o seu 44o presidente, decidi dedicar este post aos EUA.

Depois de ter visionado 'Fahrenheit 9/11' e o o 'Super Size Me', concluo que a decadencia norte-americana nao tem limites. Provavelmente esta ja deve ser notoria ha bem mais tempo, mas so agora me dei conta da sua dimensao.

Poderao pensar que esta minha opiniao estara unica e exclusivamente relacionada com a politica conduzida por Bush depois do 11 de Setembro. Nao so... mas tambem. A irracionalidade de uma guerra contra o terrorismo e armas quimicas inexistentes no Iraque, para alem de dizimar civis iraquianos, tem morto milhares de soldados norte americanos e conduzido a uma corrida desenfreada a raptos de cidadaos nao iraquianos, (que por razoes profissionais ou nao, se encontram no Iraque), por parte de grupos (terroristas) organizados.

Seguidos por alguns paises europeus (como e o caso do Reino Unido), os Estados Unidos, como em quase tudo, estao no topo das nacoes mais gordas do mundo. Quando estive em Nova Iorque, pude constatar que os precos em geral sao equiparados aos nossos (da Europa), sendo a alimentacao extremamente barata face ao poder de compra, principalmente se se tratar de fast food. Tendo em conta que os EUA foram os grandes percursores deste tipo de alimentacao, as doses cavalares estao em crescente fase de expansao. Como e que alguem consegue beber cerca de 1Litro de Cola numa refeicao? Pois e... a dieta americana atingiu proporcoes assustadoras de Super Size. E disso que trata documentario 'Super Size Me', cujo autor da a entender que a comida fast food para alem de ser prejudicial a saude, contem substancias viciantes (o que caracteriza grande parte da comida do McDonald's, empresa retratada no documentario), que levam as pessoas a ingeri-la compulsivamente, numa base quase diaria. Ou seja, quando uma pessoa tem um vicio, so se sente bem quando o alimenta e e isso que acontece de alguma forma com a Fast food.

Ate aqui, somos levados a pensar que o efeito obesidade responsabiliza unicamente o consumidor, que opta por este tipo de alimentacao. No entanto, e certo que as grandes multinacionais de fast food, sabendo acerca dessas substancias viciantes, que sao parte integrante dos seus menus, incitam ainda mais a compra deste tipo de comida, atraves de alvos especificos, como e o caso das criancas. Todos nos conhecemos os efeitos da obesidade e o facto destas empresas prosseguirem objectivos economicos puramente corporativistas em deterimento de uma nacao saudavel, so me leva a confirmar cada vez mais a decadencia da sociedade norte americana. O que e mais preocupante e que tratando-se de empresas Multinacionais, arrasta com ela outros paises onde a sua presenca e cada vez mais forte. Pelo que sei este documentario comecou a passar ha pouco nos cinemas em Lisboa. Desculpem-me os adeptos do McDonald's, mas vale a pena ver.

Quanto as eleicoes de hoje, espero pelo melhor, se bem que acho que e tudo uma grande palhacada. Por um lado o Bush, diz-se o melhor candidato face a guerra contra o terrorismo, por outro o Kerry que apela ao voto dos eleitores, prometendo combater a recessao economica e falta de emprego que tem afectado alguns estados como e o caso de Ohio. Na esperanca de que nao hajam (re)contagens de votos pouco ortodoxas, estou a mais a torcer pela derrota de um do que pela vitoria de outro. Acho que nao e dificil adivinhar a minha preferencia...

Hoje de manha, vinha ouvir no comboio o ultimo album de Morrisey. Cada vez que o ouco acho simplesmente genial. A dupla Morrissey/Marr, nucleo duro dos Smiths, eram nos anos 80 a perfeita combinacao de letras inteligentes com inovadores arranjos musicais. Este ultimo album a solo escrito pelo genio Morrisey 'You are the Quarry' nao e excepcao a obra dos Smiths. Penso que o jovem esta a sair-se muito bem sem a ajuda do Johny Marr. Oucam se tiverem oportunidade. Deixo-vos ainda com alguns excertos do primeiro tema do album 'America is not the World' que me serviu de inspiracao para este post.

'America your head's too big,
Because America, Your belly's too big
And I love you, I just wish you'd stay where you is
In America, The land of the free, they said
And of opportunity
In a just and a truthful way
But where the president, Is never black female or gay
And until that day
You’ve got nothing to say to me
To help me believe
In America, It brought you the hamburger
Well America you know where,
You can shove your hamburger
And don't you wonder
Why in Estonia they say
Hey you, Big fat pig
You fat pig, You fat pig...'
-E-

3 Comments:

At 5:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Mas o que é isto? Hein?
Um blog? E mais! Que foto é essa? Tão efeminada...
Não devias andar a fazer o CRES? E que história é essa de ires a ouvir no comboio um album de Morrissey? Quer dizer, um tipo oferece-te música decente e tu andas para aí a ouvir essas merdices?
Mas por outro lado, acho bem que digas mal do MacDonalds porque como todos sabemos Burger King é que é!
E já agora fala lá com o teu amigo Morrissey e pergunta-lhe que país é que tem uma mulher presidente ou gay? Até te digo mais! Pelo menos nós temos um ministro da defesa!

 
At 7:50 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Concordo em genero, numero e grau, com os teus comentários. Só devo acrescentar que toda essa obesidade, que é não só alimentar mas a todos níveis no que respeita a comportamentos de consumo, é obtida à custa da deterioração das condições ecológicas do planeta, de cuja conservação os EUA fazem letra morta (não ratificam nenhum acordo nesse sentido e desbaratam recursos naturais o mais que podem). Todavia, querem salvar o pulmão do mundo...E essa, hem?!

 
At 2:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

então já vi que tb tens um blog... só falta o Neto entrar nessa vida... bom vou aproveitar e observar tudo com calma e viva o Bush e os americanos brancos e estúpidos ... Ah já agora...QUIERO UNA MAMADA LOL

 

Enviar um comentário

<< Home