sexta-feira, novembro 12, 2004

Falando de musica

Cada qual vive a musica a sua maneira . Pessoalmente, nao consigo viver sem musica. Exceptuando as ressacas, de uma forma geral acho que nao padeco de mau humor matinal. No entanto, se nao ouco radio de manha, saio de casa com a sensacao de que me esqueci de algo. Ao deitar, o ritual radiofonico raramente e esquecido.

Para mim os anos 80, sao sem duvida a minha decada de eleicao em termos musicais e nao me canso de dizer isso. Isto porque, os anos 80 conheceram estilos musicais que proliferaram de uma forma nunca antes vista (pelo menos durante a minha experiencia de vida), tais como Pop, Pop alternativo, Electronica, Futurista, New Wave, Punk Rock (ja numa fase de consolidacao, dado que foi um movimento iniciado em finais dos anos 70) Soul, R&B, Hip-Hop... you name it! Para alem disso, comecou-se associar, pela primeira vez, a musica a imagem, com o aparecimento do videoclip, que veio revolucionar toda a industria discografica.

Como a maior parte dos miudos da minha idade, fui bafejado pela musica, atraves dos media, radio e televisao (ja numa altura posterior). Muito devido a influencia da minha irma, comecei por ter contacto com o 'easy listening' do mundo Pop dos anos 80 , onde se destacam bandas como Duran Duran, Spandau Ballet, Wham!... enfim, estilos de musica completamente diferentes dos que ouco actualmente. Esta vulgar descoberta da musica ainda me levou a frequentar licoes de guitarra.. que na altura achava o maximo! Mais uma vez, a preguicite foi mais forte do que a vontade de aprender a tocar e desisti.

Para alem da diversidade de estilos musicais que fundaram muita da musica que se faz hoje, os anos 80 viram nascer verdadeiras lendas da musica (ligeira como e obvio). Os U2, sao para mim um exemplo disso. Uma banda que nao se fez unicamente de vendas de discos ou concertos, mas tambem de muito carisma, procurando uma constante reinvencao de estilos, em busca de novas sonoridades, por forma a manterem-se actuais. Penso que eles ainda estao para durar e se por acaso um dia deixarem de existir como banda, serao sem duvida considerados como uma verdadeira lenda da musica. De facto e curioso que o fenomeno do desaparecimento subito de uma estrela, dependendo da forma como se extingue, faz dela uma lenda. Vem-me a memoria nomes como Ian Curtis, Jimmy Hendrix ou ate mesmo Freddie Mercury.

Outra epoca sem duvida interessante, marcada pelo nascimento do Jazz (que eu adoro), foram os 'roaring 20s'. Os loucos anos 20 fizeram-se notar mais nas grandes metropoles norte-americanas e foi, de facto, uma altura em que as pessoas extravasavam as suas emocoes, ainda marcadas pela entao recente Primeira Guerra mundial. A riqueza do Pais duplicou e nunca antes os Estados Unidos tinham visto tanta prosperidade. Para muitos o Jazz era simplesmente sinonimo de barulho sem qualquer sequencia melodica. Originalmente associado aos afro-americanos, o Jazz foi, por isso, muito criticado pelos defensores da moral e dos bons costumes, uma vez que as camadas mais jovens da sociedade americana, independentemente da sua origem, abracaram com grande entusiasmo este estilo diferente (visto por muitos como musica do Demo) de musica. O que e certo e que o Jazz veio para ficar e ainda bem que assim aconteceu. Para mim, a sensacao de tomar um copo de vinho e ouvir Jazz ao vivo num bar, e simplesmente indescritivel. Ai que saudades de Nova Iorque '...and all that Jazz...'.

Quanto a musica que ouco actualmente, nao e nenhuma novidade para quem me conhece (vide my profile). Uma das minhas grandes lacunas musicais, e sem duvida a musica classica....Obviamente, conheco as obras de autores mais conhecidos, tais como Mozart, Beethoven, Orff...Ha, no entanto, muito para conhecer. Um dos que tenho ouvido ultimamente e Liszt e estou a adorar. Ao contrario da musica ligeira, e um tipo de musica que se tem que aprender a gostar e para quem nao esta habituado as vezes e dificil. Temos que apelar muito para a nossa sensibilidade auditiva, ate porque nem todas as pecas sao faceis de 'digerir'. No fundo, acho que uma pessoa vai moldando aquilo que eu costumo chamar uma personalidade musical. Obviamente, ninguem tem que estar vinculado unicamente a um estilo de musica, mas irrita-me solenemente quando determinadas pessoas dizem que ouvem ou gostam um pouco de tudo. De certeza, que nunca ouviram Trash Metal ou ate mesmo Goatrance. Por isso, qualquer afirmacao nesse sentido e e sera sempre infundada, devido a diversidade de estilos musicais que vao surgindo a todo o momento.
-E-

6 Comments:

At 6:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 6:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bemmm acho que sim...és o típico anos 80 Boy... mas cada década teve o seu genero e vivemos uma renovação constante na música.

Simplesmente penso que os anos 80 são uma referência para ti, tal e qual como os anos 60/70 são para as pessoas de 40 e tal anos...

JPACHECO

 
At 8:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Vivam os anos 80!
Tou contigo e nao abro...
Jojo power forever...
volta armindo

 
At 8:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Vivam os anos 80!
Tou contigo e nao abro...
Jojo power forever...
volta armindo

 
At 7:46 da tarde, Blogger candido said...

Os 80's, claro que também são uma referência musical para mim.
Com saudade ouço Duran Duran, Flock of Seagulls, Talk Talk e bastantes outros.
Para falar de U2 como referência desta época, sou um pouco suspeito.
No entanto, não posso falar dos 80's sem fazer qualquer referência à Musica Moderna Portuguesa.
O boom do Rock Português, 1980, deu origem a que de uma vez por todas houvesse alguma possibilidade para os «nossos heróis» pudessem dizer aquilo que lhes ia na alma.
Os Street Kids, CTT e os Iodo não passaram de um 1º single, mas desse tempo ainda perdura UHF, Xutos, GNR e posteriormente Rádio Macau e Delfins.
Um 2º boom deu-se em 1990, com um surto de editoras independentes que começavam a editar projectos bastante interessantes.
Yesskiee Yadalannana (?) e New Hard Punk Noise … são fruto de muitas dessas colectâneas que mostravam os novos projectos.
Só para terminar, falar de 80's, para nós, terá forçosamente de se falar de aquilo que nós ouvimos por cá.

C.R

 
At 4:01 da tarde, Blogger AliEN8 said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 

Enviar um comentário

<< Home