sábado, julho 02, 2005

'The Day Music Changed the World'

Parafraseando Kofi Anan, no seu discurso proferido ha minutos atras, “The world has come together in solidarity of the poor”. Ha exactamente 20 anos tiveram lugar, simultaneamente em Londres e Filadelfia, concertos onde artistas de renome tais como Paul McCartney, Queen, Elton John, Madonna reuniram-se com o intuito de angariar dinheiro para ajudar os paises mais carenciados de Africa.

O Live 8 (que esta neste momento esta acontecer), cujo mentor foi mais uma vez Bob Geldof, consiste numa serie de concertos e acontecimentos palo mundo fora, para denunciar o problema da pobreza global. E uma oportunidade unica para qualquer pessoa chamar a atencao dos lideres dos paises participantes na cimeira do G8 e apelar para que se ponha fim a desnecessaria morte de 30,000 criancas por dia. No dia 6 de Julho, os lideres do Gra Bretanha, EUA, Canada, Franca, Alemanha, Italia, Japao e Russia encontrar-se-ao em Gleneagles, na Escocia, para discutir os assuntos mundiais, incluido Africa. Ser-lhes-a apresentado um plano de ajuda reforcada, de perdao da divida do 3º Mundo e numa maior justica nas leis de comercio internacional.

Ao contrario do Live Aid, o Live 8 nao esta a pedir dinheiro mas sim uma voz activa que pode ser preconizada por cada um de nos atraves dos Blogs, mensagens de telemovel, escritos sobre o Live 8, Africa e acerca desta campanha de combate a pobreza. No http://www.live8live.com/ esta a decorrer um abaixo assinado, atraves de mensagens de telemovel, que sera apresentado na cimeira G8.

O Live 8 organizou concertos em Londres, Filadelfia, Roma, Berlim, Barry, Joanesburgo, Moscovo e Toquio, com cerca de 100 artistas, um milhao de espectadores, tres bilioes de telespectadores e uma mensagem unica: ‘Make Poverty History’.
Para grande pena minha, nao consegui bilhetes para o concerto no Hyde Park...a falta de melhor, nada como ver o concerto em directo na televisao.

Esperemos que este tipo de movimentos resulte no sentido de convencer os lideres do G8. No entanto, uma coisa e certa, mais vale tentar do que ser indiferente. Um grande bem haja Geldof!
-E-

1 Comments:

At 10:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"When there's a will, there's a way". Que esta demonstração de solidariedade encontre eco nos corações e nas mentes daqueles que, sendo tão poucos, decidem a sorte de tantos milhões de pessoas não só em paises d'África mas de outros continentes onde a fome e doenças são também uma realidade diária.

 

Enviar um comentário

<< Home