quinta-feira, novembro 18, 2004

Diferencas


Desde que mudei-me para Londres, como e normal em qualquer processo de mudanca, tem sido quase inevitavel a comparacao de determinados aspectos/habitos/tracos culturais entre duas nacoes, embora europeias, com demarcadas diferencas. Como cresci em Lisboa e actualmente trabalho em Londres, decidi abordar unicamente os habitos culturais caracteristicos destas duas cidades, tendo em consideracao a falta de representatividade face aos seus respectivos paises e comparando apenas o que a minha experiencia tem proporcionado. Ora vejamos:

Nivel semanal de alcoolemia

Ingles (I) - E quase religioso para o Ingles nunca beber menos que 10 litros cerveja por semana . Em termos temporais, sai do trabalho com os colegas e vai para o Pub tomar um copo(s) e so depois vai para casa e se for preciso ainda bate na mulher...

Portugues (P) - O Portugues nao alcoolico, salvo casos pontuais, bebe com os amigos preferencialmente ao fim-de-semana . Como nao sou perito em cerveja, e bem provavel que a cerveja portuguesa contenha uma maior precentagem de alcool, dai nao alcancar a media dos 10 litros semanais. E ao fim-de-semana que as pessoas mais saem a noite e um copo e quase sempre precedido de um jantar e a noite podera ou nao acabar numa discoteca.

Refeicoes

I - Em Londres comer em todo lado esta na ordem do dia. Nem sempre e agradavel ver uma pessoa a fazer a sua refeicao nos transportes publicos sem qualquer complexo ou vergonha. Quando o Sol decide dar ares da sua graca (o que e raro por estes lados), as pessoas simplesmente comem ao ar livre e se nao estiver muito frio e interessante ver-se na City (zona financeira de Londres) pessoas de fato e gravata sentadas na relva dos parques a almocar.

P - Ha coisas que o portugues nao esta habituado, uma vez que prefere fazer a sua horita de almoco (de preferencia sentado...a este respeito sou suspeito). Nos dias de semana, come num restaurante/tasca ou refeitorio ou leva sua bela da 'bucha' de casa, mas raramente em ambiente 'outdoors' (exceptuando as esplanadas) e muito menos em transportes publicos e afins.

Leitura

I - Assim como as refeicoes, o ingles le em praticamente todo o lado. Mais uma vez os transportes publicos sao um exemplo gritante. O que nao quer dizer que o nivel de literacia seja dos mais elevados. E preciso nao esquecer que a Inglaterra e uma das principais produtoras de tabloides semelhantes ao '24 horas' ou 'O Crime'.

P - Tambem em relacao a leitura o portugues nao gosta de ultrapassar a fronteira de sua casa, do cafe da esquina ou da biblioteca, ou seja, da minha consideravel experiencia de transportes publicos leva-me a concluir que o portugues nao e muito dado a leituras.

Aparencia

I - De um modo geral o ingles nao liga as aparencias. Caso nao saibam Londres e a capital da moda de rua, ou seja, toda e qualquer indumentaria que fuja aos supostos padroes normais de que estamos habituados nao choca de maneira nenhuma o mais formal dos ingleses.

P - Quanto ao portugues, nada ou quase nada lhe e indiferente em termos de aparencia e vestuario. Qualquer traje menos convencional e motivo para uma silenciosa risota ou um olhar menos discreto, seguido de um 'faz de conta que estou a pensar numa coisa importante' quando o alvo se apercebe que esta a ser observado...

Relacoes profissionais

I - O ingles leva a serio a velha maxima ' O que e trabalho, e trabalho. O que e conhaque, e conhaque'. De facto as relacoes profissionais nao invadem o campo do pessoal e vice versa (como e obvio ha sempre excepcoes a regra). Por exemplo, quando numa reuniao de trabalho ha um desentendimento de ambito profissional entre dois colegas de trabalho que ate se dao bem, nada impede que essas mesmas pessoas vao tomar um copo nessa mesma tarde como se nada tivesse acontecido. Enfim, e uma mentalidade fria, muito anglo-saxonica que contrasta com o sentimentalismo latino.

P - O nacional porreirismo portugues, raramente permite que desentendimentos entre dois comparsas de trabalho existam em situacoes de maior exposicao face a terceiros, como e o exemplo de uma reuniao. Geralmente nunca se prejudica ou se refuta o ponto de vista um colega de trabalho a frente do chefe ou similar. E uma visao bem mais pessoal e menos calculista das relacoes de trabalho

Titulos profissionais

I - Numa organizacao, as pessoas tratam-se pelo primeiro nome, independentemente da posicao que ocupam. O que nao quer dizer que nao haja uma hierarquia, bem pelo contrario. Neste sentido os ingleses fazem questao em respeitar a escada hierarquica a letra, sem quaisquer restricoes em termos de acessibilidade.

P - Em Portugal ainda vigora a politica do 'xo doutor' (infelizmente, todas as pessoas com uma licenciatura tem um prefixo de Dr, Eng ou Arq no seu nome, quando nada disso faz sentido na maior parte dos paises a excepcao dos medicos e/ou doutorados. Como so ha bem pouco tempo o ensino nas universidades em Portugal se tornou acessivel a todas as classes, desde entao criou-se este quase mito restrito de pessoas com canudo ). Em muitas instiuicoes portuguesas (publicas e privadas), raramente os Drs/Engs/Arqs respiram o mesmo ar que o comum dos mortais. Se calhar estou a exagerar, mas o que e certo e que muitas pessoas ambicionam frequentar um curso superior so pelo titulo e status que este proporciona.

Movimentos pendulares

I - Se bem me lembro das minhas aulas de Geografia, sao movimentos pendulares todos os percursos feitos casa-trabalho, casa-escola, etc... numa determinada regiao/cidade. Ora os ingleses fazem esse mesmos percursos maioritariamente em transportes publicos. Tendo unicamente como referencia a cidade de Londres, sao raras as pessoas que se deslocam de transporte proprio (automovel) para o seu local de trabalho. Independentemente dos problemas que possa ter, tais como a degradacao de algumas estacoes de metro/comboio, o que e certo e que os Londrinos utilizam verdadeiramente a sua (enorme) rede de transportes que tem a disposicao. Como medida de ordenamento de territorio, prevencao ambiental e qualidade de vida criou-se o 'Congestion Charge' que e um imposto que se paga para se poder circular de automovel no centro da cidade.

P - Em Portugal, particularmente em Lisboa, o numero de carros na cidade tem crescido de uma forma quase assustadora. Isto porque, nao ha uma rede de transportes capaz de responder as necessidades das pessoas. Se bem que ha muitas pessoas que nao trocam a comodidade do seu automovel pelo 'sentir do pulsar do povo'. Outras ha, que tem a sua vida facilitada ao terem parqueamento e viatura pagos pela entidade laboral.

Estas sao algumas das diferencas que tenho vindo a observar. Uma das poucas coisas em comum entre estas duas culturas e, definitivamente, o futebol, que os ingleses vivem tao ou mais apaixonadamente que os portugueses. Assim como em Portugal, tambem o futebol e o desporto rei e todos os grandes investimentos a nivel de infraesturas e complexos desportivos sao-lhe direccionados, esquecendo muitas vezes as outras modalidades desportivas.

-E-

3 Comments:

At 1:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Uma boa análise sociologica ... sim senhor. Gostei muito do ponto de vista... é pena que seja Londres e não Nova Iorque :)

 
At 3:57 da tarde, Blogger AliEN8 said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 1:53 da manhã, Anonymous Anónimo said...

http://markonzo.edu Great site. Keep doing., ashley furniture price [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536072]ashley furniture price[/url], 5721, allegiant air verdict [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536075]allegiant air verdict[/url], :-t, pressure washers info [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536078]pressure washers info[/url], btuerep, dishnetwork blog [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536080]dishnetwork blog[/url], vhssxm, adt security preview [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536076]adt security preview[/url], laytbgf,

 

Enviar um comentário

<< Home